Sempre escuto “O mundo é de quem sabe o que quer”, e ao pensar bem nessa frase, dando atenção à ela, eu digo que não. O mundo não é só de quem sabe o que quer, senão ele não seria de ninguém!! Pois mesmo aquele que diz que sabe o que quer, ainda não sabe tudo. Ainda possui lacunas a serem preenchidas, perguntas sem respostas, vazios interiores pulsando por preenchimento.
O mundo moderno nos pede algo que não faz parte do humano, nos pede perfeição total no sentido de só ter certezas, de ser decidido sempre, de ser firme e focado sempre, de ser produtivo, uma máquina de realizações. E eu me pergunto, “onde essas pessoas estão colocando as angustias que essa pressão causa?”, “que preço estamos pagando por tal padrão que nós mesmos alimentamos por simplesmente aceitá-lo sem julgar?”
E aqueles que tem consciência de que não sabem tudo, aqueles que ainda não sabem tudo que querem, como se sentem? Talvez sintam a sensação de incompetência, pois ao se comparar com os ditos “sabichões” que sabem TUDO que querem, se olham de volta e pensam “se eu não sei o que quero, o mundo não é meu”, “se não sei o que quero, sou um fracassado, ou um incapaz”…
Você sabe tudo que quer?? Mesmo? Tudo?? Se a resposta for sim, talvez esteja deixando muitas perguntas embaixo do tapete, OU esteja tão fora da sua vida ligado na vida instagramada que nem reserve tempo para se perguntar o que realmente faz sentido pra você, OU sem perceber tem deixado os influencers que gosta escolherem por você. Mas também pode ser que você ainda não soube fazer as perguntas certas e olhar para a sua vida com calma….eu sei, não dá tempo né!
Te convido agora a parar, um minuto…. pergunte a você mesmo:
“O que eu ainda quero que não estou tendo tempo de olhar?”
“O que eu mais quero?”
“Isso que estou buscando, é sonho meu mesmo?”
“O que tenho dito como meu querer, ainda faz sentido? Um dia realmente fez?”
“Que parte da minha vida ainda não olhei?” Talvez por não saber nem por onde começar…
A vida é assim, viemos sem manual e somos seres complexos! Mas essa também é a beleza da vida, uma oportunidade diária de se construir e se reconstruir. Mas para isso é necessário querer, é necessário perguntas sem respostas, tesouros a serem caçados, castelos a serem construídos, mares a serem desbravados, permita-se SER. Permita-se não ter resposta o tempo inteiro e parar o suficiente para respirar e buscar, pois toda a pergunta tem resposta. O SEGREDO ESTÁ NA PERGUNTA, ela é o íman.
Boa vida, o mundo é nosso! O mundo é seu, é de todo mundo!
#conhecimento e autoconhecimento libertam!